Emprego ou trabalho? Vamos falar um pouquinho sobre a relação dessas palavras?

Essa é uma questão muito importante pois, é pela dedicação em nossa atuação profissional que investimos o maior período de tempo de nossa vida. É importante salientar que existem dois elementos de muito valor a serem considerados: a satisfação e a realização pessoal.


Trabalho e emprego. Vamos falar um pouquinho sobre eles.

O trabalho pode ser considerado como o esforço do ser humano voltado a um propósito. Ele se envolve em um processo de transformação daquilo que está à sua frente e utiliza as suas habilidades, capacidades físicas e mentais para a criação/geração de um resultado para ser útil para alguém ou a uma organização.

O emprego pode ser classificado como uma relação entre quem organiza as condições de trabalho, é o possuidor dos meios de produção que remunera pelo trabalho que alguém realizou. Então o emprego é caracterizado como uma relação contratual de troca, eu ofereço o posto de trabalho com salário e, você contratado, me entrega o resultado.

Eu gosto muito do livro do Paulo Gaudêncio chamado Men at Work onde ele debate várias questões dessa relação do trabalho e o homem. E me chama a atenção outra questão importante que quero trazer aqui. 

O da dignidade do ser humano no trabalho. Esse papel profissional envolve necessidade de novas atitudes internas da pessoa, no próprio ser, o respeito para consigo, seus valores, a ética e a busca no aprimoramento de aspectos comportamentais, tão valorizadas hoje em dia, seja no convívio social, seja na própria empresa.

Mas acredito que somente encontrarão “um lugar ao sol” aqueles profissionais que por meio da satisfação pessoal e da realização produzirem valor além de resultados. O nome disso? empregabilidade.


Mas como fica a empregabilidade?

Ah esse assunto trataremos no nosso próximo conteúdo.

Abraço,

Luiz F. Milani

Outras Publicações