Somente através de um planejamento estratégico eficaz, as empresas dos mais diversos ramos de atividade, conquistarão o desenvolvimento pleno do seu negócio. Quando falamos sobre “desenvolvimento pleno do negócio” e “vantagem competitiva” estamos nos referindo a “pessoas”. Por isso, prezamos pelo estudo de necessidades de capacitação junto à direção da empresa e a área de Gestão de Pessoas, para que possamos desenvolver em conjunto programas de treinamento, com o objetivo claro de que os resultados se traduzam em ações voltadas a soluções reais e agregadoras.
Os cursos ministrados pela SOLVYA possuem características formativa/capacitação, de utilização mais ampla e que geralmente estão associados aos próprios interesses da direção. Dependendo dos objetivos traçados, são os escolhidos os colaboradores que estarão envolvidos nos projetos/processos e que trarão melhores resultados após o treinamento ou o curso.
Quando realizamos os nossos cursos voltados ao desenvolvimento comportamental, a premissa é que sejam ministrados presencialmente. Quanto ao treinamento, dependendo da especificidade e do público-alvo, podemos desenvolver de forma online.
A SOLVYA integrou dentro de suas atividades de desenvolvimento de pessoas a mesma estrutura de competências praticada pela EU Careers e European Personnel Selection Office (EPSO), que se constituem em oito competências gerais e cada uma delas possuem âncoras de habilidades desdobradas em hard e soft skills. Essa estrutura define as competências que são consideradas essenciais para desempenhar eficazmente qualquer trabalho, pelas instituições e organismos da União Europeia.
As Oito Competências EPSO adotadas pela SOLVYA para o desenvolvimento de pessoas no Programa SOLVYA TALENTS
Em primeiro lugar é importante diferenciar os objetivos de um treinamento e os objetivos de um curso. O treinamento SOLVYA é específico. Possui uma natureza ligada a processos e operações próprias da empresa. Os cursos ministrados pela SOLVYA possuem características formativa/capacitação, de utilização mais ampla e que geralmente estão associados aos próprios interesses da direção. Dependendo dos objetivos traçados, são os escolhidos os colaboradores que estarão envolvidos nos projetos/processos e que trarão melhores resultados após o treinamento ou o curso.
Essa questão deve ter a contribuição do Depto de Recursos Humanos com os dirigentes da SOLVYA pois ela deve estar alinhada com as estratégias da empresa e com os interesses da direção.
O tempo também é outra variável que irá depender das necessidades e da prioridade requerida pela direção da empresa.
A SOLVYA possui objetivos muito claros nesse sentido. Quando realizamos os nossos cursos voltados ao desenvolvimento comportamental, a premissa é que sejam ministrados presencialmente. Quanto ao treinamento, dependendo da especificidade e do público-alvo, podemos desenvolver de forma online.
As soft skills estão relacionadas às habilidades comportamentais de um indivíduo como características de personalidade e até de temperamento. Por não poderem ser medidas facilmente são mais difíceis de serem identificadas e a SOLVYA possui técnicas e dinâmicas para isso. Exemplos: Capacidade de liderança, empatia, inteligência emocional, paciência, iniciativa, organização, relacionamento interpessoal entre outras.
As hard skills são aquelas voltadas às habilidades técnicas. São competências que podem ser alcançadas, por meio de cursos de formação acadêmica, cursos livres, livros, eventos técnicos, simpósios, congressos, etc. São características presentes nos currículos dos candidatos e geralmente nos testes/entrevistas feitas pelos selecionadores, pois são mais fáceis de serem avaliadas. Exemplos: conhecimentos em um idioma, conhecimento Pacote Office, graduação, pós-graduação, habilidades técnicas, etc.
Depende dos objetivos e interesse da direção da empresa. Há casos e casos. O que a SOLVYA busca é a melhoria da eficiência e da eficácia da organização.
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